quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Pensamentos Catastróficos!


Ao longo da vida somos obrigados a tomar decisões, decisões que tem que ser tomadas mesmo que não queiramos. Somos obrigados a optar por alguma coisa em detrimento de outra coisa qualquer, em economia podemos igualizar isso a custo de oportunidade, custo de oportunidade é o que se perde por ter optado por A em vez de B, B é o custo de oportunidade e uma vez optado por A não mais se poderá optar por B.

"Quem escolhe o inicio de uma estrada, escolhe o local para onde ela conduz, é o meio que vai determinar o fim."

Em gestão tomada de decisão é o processo pela qual são escolhidas algumas ou apenas uma entre várias escolhas possíveis, mais uma vez tomar decisões é o processo pelo qual se opta por realizar determinada coisa em detrimento de outra, mais uma vez é optar por A em vez de B.
Tomar decisões é difícil, é difícil decidir qual a melhor alternativa, qual a alternativa mais viável , qual a alternativa que nos causará menos dános, qual a opção que nos custará menos, qual terá o menor custo de oportunidade. Se a vida fosse uma área cientifica este processo poderia ser estudado, este processo poderia ter uma metodologia imputada a ele, mas a vida não pode ser mecanizada, a vida é um processo que não é uniforme, que não podemos uniformizar procedimentos de reacção ou decisão, na vida temos de decidir pelo que achamos melhor, e isso sim é um processo doloroso, custoso e muitas vezes definitivo.
Uma tomada de decisão implica sempre alguma consequência, por um lado a consequência "boa" por parte do que se optou, por outro a consequência "má" do lado renegado da opção, o rácio entre estas duas "consequências" será o teu custo de oportunidade, será o resultado da tua decisão.

1 comentário:

  1. Qual será afinal a opção A e a opção B ?! parece que a A se tornou em B e a B se tornou em A... ou sempre foi assim ?!

    ResponderEliminar